Formar profissionais aptos para atuar nas empresas oportunizando a visão estratégica, flexibilidade para lidar com novos desafios e habilidade de persuasão e negociação, além do desenvolvimento do planejamento e análise de indicadores. Assim, o estudo de administração prepara os profissionais para realizar a gestão de recursos humanos e materiais, com o objetivo de aproveitar o máximo desses recursos, potencializando o negócio. Dentre as principais funções de um administrador, estão as capacidades de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Além da gestão dos recursos, é responsável pela gestão de processos e por todo o controle e movimentação dos recursos no processo de transformação. Também é papel desse profissional a gestão das finanças, que é a gestão dos custos, despesas, e, principalmente, o fluxo de caixa, que define a saúde financeira da empresa. Também cabe ao técnico em Administração a gestão das pessoas, recurso fundamental em qualquer organização, no sentido de realizar todo o processo de contratação, compensação e motivação dos funcionários.
O técnico em Administração tem muitas opções dentro das organizações, fazendo com que sua empregabilidade seja bem elevada, podendo atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, indústrias e agronegócio.