Serviço Social

Objetivo

O Curso de Serviço Social tem como objetivo formar profissionais Assistentes Sociais para atuarem em diversos espaços sócio-ocupacionais, com o intuito de intervir em diversas demandas e enfrentamento das desigualdades sociais. A grade curricular tem como foco uma formação humanística, crítica, propositiva e interventiva para o planejamento, a gestão e a execução do trabalho profissional em diferentes políticas públicas, na potencialização da cidadania, da democracia e dos direitos humanos.

Profissional

Em todo o processo de aprendizado, o aluno é instigado a buscar compreensão sobre a sua atuação no campo do acesso aos direitos; na valorização da diversidade humano social; na potencialização de espaços de cidadania e participação; construção para uma análise e intervenção no âmbito do Estado, da sociedade civil e do mercado na perspectiva da gestão e avaliação de políticas e programas sociais e também na investigação crítica propositiva e intervenção no âmbito das relações sociais contemporâneas, além de explorar as possibilidades do trabalho interdisciplinar e intersetorial.

Mercado de Trabalho

O profissional de Serviço Social tem uma vasta área de atuação, tanto em instituições governamentais quanto em não-governamentais. Para cada política pública social, existem espaços sócio-ocupacionais que garantem a inserção do assistente social, como por exemplo: na assistência social, junto as prefeituras, Centro de Referências Especializados em Assistência Social. Na educação, em escolas e entidades educacionais. Na saúde, em hospitais e centros especializados, entre outros, como ONGs e entidades assistenciais.