X

(54) 98161-2731

Ciências Contábeis

Objetivo

A graduação em Ciências Contábeis tem como objetivo estimular a busca de novos métodos e técnicas de controles financeiros, ordenando e aplicando racionalmente os recursos, qualquer que seja a natureza ou porte, e formar profissionais que proponham cenários estratégicos alternativos, amparados pela ética profissional.

Profissional

As Ciências Contábeis oferecerem inúmeras áreas de atuação e não se limita apenas a uma função. A profissão contábil possui um leque de escolhas de possibilidades e oportunidades conforme perfil de cada profissional.

O mercado é amplo, possibilitando trabalhar em empresas como contador geral, contador de custos, auditor interno, analista financeiro, controller, ou ainda, possuir um escritório próprio nas seguintes áreas: empresário contábil, auditor independente, perito contábil, investigador de fraudes, consultor, planejador tributário. Também poderá atuar como professor, pesquisador, escritor ou conferencista; e/ou fazer um concurso público nas funções de contador público, oficial contador, agente fiscal de rendas do município, agente fiscal de rendas do estado, agente fiscal de rendas da união ou auditor do tribunal de contas, entre muitas outras opções de atuação.

Mercado de Trabalho

A Contabilidade está entre uma das profissões que mais cresce no mundo. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, registra uma das maiores taxas de empregabilidade: 93,87% dos profissionais da Contabilidade estão empregados e trabalhando em sua área de atuação.

Como toda empresa é obrigada por lei a ter um contador, o mercado desta área está cada vez mais favorável e as perspectivas se tornam excelentes. A carência por profissionais qualificados na área contábil aumentou muito nos últimos anos. Em outras palavras, é raro encontrar um bom profissional contábil desempregado.

Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half revelou também que as profissões que envolvem finanças e contabilidade estão entre aquelas que mais devem crescer, em termos salariais.